quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Onívoros?

Crescemos acreditando que comer carne é o hábito alimentar adequado para os seres humanos. Apesar de sermos denominados "onívoros", não temos o sistema digestório adequado para processar carnes de maneira satisfatória: os verdadeiros onívoros possuem dentes caninos longos e curvos, geralmente engolem a comida por inteiro, não têm enzimas digestivas na saliva, o pH estomacal é diferente do pH dos humanos, o intestino delgado é curto, a urina é bastante concentrada e as unhas são afiadas, dentre outras características que os diferem de nós. Não precisamos matar os animais - muitos de nós sequer teríamos coragem de fazê-lo -, pois eles já vêm mortos e sem a forma de bicho na bandejinha do supermercado, facilitando, dessa forma, as coisas para a nossa cegueira cultural. Fico feliz e otimista quando vejo algo como esse vídeo. Mais um sinal de que nossa natureza não é a de um predador e que o hábito de comer animais está ligado muito mais a uma questão cultural do que à necessidade do nosso organismo. Podemos viver bem comendo carne (sim!) se a nossa consciência assim permitir. Podemos digeri-la, com certa dificuldade, mas a digerimos - afinal, talvez sejamos os seres mais adaptáveis do planeta - não temos pele grossa nem pelos que nos protegem do frio, mas fabricamos nossas roupas; não temos dentes e garras de carnívoros, mas produzimos ferramentas para matar animais. Mas podemos escolher por não compactuar com a matança e o sofrimento dos animais, e viver de forma muito saudável sem incluir bichos mortos e em decomposição na nossa alimentação. Ainda bem que essa mãe que filma o menino deixou ele ter o direito de escolha.



-- Em 28.8.2013 --

Nenhum comentário:

Postar um comentário