Ilustre conterrâneo, o cruzaltense Érico Veríssimo estaria completando, no dia de hoje, 107 anos. Em meu caminho de volta para casa, como de costume, atalhei por um shopping center, e não pude deixar de notar o aumento vertiginoso de pessoas perambulando naquele espaço, provavelmente como um reflexo da proximidade das festividades do Natal. Elas iam para lá e para cá, notadamente "perdidas", sem saber o que buscavam, mas com aquela necessidade frenética de comprar. A "não necessidade" era óbvia, exceto a de atender um preceito (ainda dá para chamar de religioso?) de consumo desnecessário. Então, apenas a título de reflexão, deixo a seguinte frase do Érico Veríssimo, que parece ser um pequeno diagnóstico desses tempos natalinos: "O objetivo do consumidor não é possuir coisas, mas consumir cada vez mais e mais a fim de compensar seu vácuo interior, a sua passividade, a sua solidão, o seu tédio e a sua ansiedade."
Érico Veríssimo constatou...
Hoje ainda - e cada vez mais - podemos confirmar.
-- Em 17.12.2012 --
Nenhum comentário:
Postar um comentário